MP de Minas deflagra operação contra exploração sexual infantil e afasta guarda municipal de BH
Ação do Gaeciber cumpre mandados em BH, Contagem e Ribeirão das Neves para combater crimes cibernéticos envolvendo abuso de crianças e adolescentes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a operação Flor de Maio, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A ação ocorre em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, como Contagem e Ribeirão das Neves.
Um dos alvos da operação é um guarda municipal da capital mineira, que foi afastado das funções por determinação do secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato Rodrigues. A investigação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) com o apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Corregedoria da Guarda Municipal.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Belo Horizonte, um em Contagem e outro em Ribeirão das Neves. Os mandados têm como objetivo recolher dispositivos eletrônicos e coletar provas que indiquem o armazenamento e o compartilhamento de material de exploração sexual infantil.
A Guarda Municipal informou, por meio de nota, que a Corregedoria acompanha o caso e que um processo administrativo disciplinar será instaurado. “Todas as medidas administrativas pertinentes serão adotadas, conforme a legislação e os regulamentos internos”, diz o comunicado oficial.
Segundo o MPMG, o nome “Flor de Maio” remete à planta que floresce neste mês, representando renovação e proteção — simbolizando o resgate de crianças e adolescentes vítimas de abuso. A operação também está alinhada com o “Maio Laranja”, mês de conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual infantil no Brasil.
Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br