INSS avalia atendimento presencial para vítimas de fraudes em aposentadorias e pensões

Presidente do órgão afirma que busca ativa será feita em comunidades distantes; mais de R$ 1 bilhão foi bloqueado na Justiça para ressarcir prejudicados.

Postado à 22 horas
INSS avalia atendimento presencial para vítimas de fraudes em aposentadorias e pensões

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista exclusiva à Rádio Itatiaia, que o órgão estuda a implementação de atendimento presencial para vítimas das fraudes em aposentadorias e pensões reveladas recentemente.

“Hoje, os canais são esses dois – aplicativo Meu INSS e telefone 135 – e estamos monitorando diariamente o acesso a eles. Mas, tão logo verifiquemos a necessidade, vamos sim abrir o atendimento presencial. E vamos buscar as comunidades mais distantes, com difícil acesso a uma agência do INSS ou de parceiros. Faremos uma busca ativa para não deixar ninguém para trás”, declarou Waller.

As fraudes vieram à tona com a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou um esquema bilionário de concessão irregular de benefícios.

Waller destacou que os recursos para ressarcimento das vítimas virão prioritariamente dos valores apreendidos. “Temos como fonte principal o dinheiro que enriqueceu esses fraudadores. Mais de R$ 1 bilhão foi bloqueado na Justiça no dia da operação. A AGU também está ingressando com ações para bloqueio de bens, com mais de R$ 2 bilhões solicitados. Essa tem que ser a fonte primária para ressarcir os prejudicados”, afirmou.

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