Golpes se multiplicam após escândalo no INSS: Procon-MG alerta beneficiários e ensina como evitar fraudes
Golpistas estão se aproveitando do processo de ressarcimento do INSS para enganar aposentados; veja dicas do Procon-MG e saiba como conferir e solicitar devolução de valores indevidos.

Desde que o esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) veio à tona no mês passado, golpistas têm se aproveitado do momento de fragilidade dos aposentados e pensionistas para aplicar novos golpes. Muitos estão sendo enganados durante o processo de solicitação de reembolso de valores descontados indevidamente.
Para proteger os beneficiários, o Procon-MG divulgou uma série de orientações para evitar fraudes e garantir que os cidadãos possam verificar e solicitar corretamente a devolução dos valores:
Avisos importantes do Procon-MG:
O INSS não solicita dados pessoais por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
Desconfie de quem oferece ajuda para "agilizar" o reembolso.
Jamais compartilhe sua senha do Meu INSS ou código de segurança.
O único canal oficial é o aplicativo ou site Meu INSS.
Dicas extras para se proteger:
Confira regularmente os extratos para identificar descontos não autorizados.
Busque informações no site oficial do INSS.
Em caso de dúvida, ligue para a central 135, atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Passo a passo para verificar descontos indevidos e solicitar o ressarcimento:
1. Acesse o Meu INSS
Baixe o aplicativo (Android ou iOS) ou entre no site meu.inss.gov.br. Faça login com CPF e senha da conta GOV.BR.
2. Verifique se há valores a receber
No app: clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
No site: vá em “Iniciar requerimento” > “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
O sistema informará automaticamente se há restituições disponíveis. Se não houver descontos, aparecerá a mensagem:
“Nenhum desconto foi realizado em seu(s) benefício(s) por entidade associativa, nos últimos 5 anos.”
3. Se houver descontos indevidos
Confirme que não autorizou o desconto.
Solicite o reembolso diretamente no aplicativo, sem necessidade de documentos.
4. Acompanhe o processo
O INSS analisará o pedido. O prazo para pagamento do valor é de até 12 meses, conforme a legislação.
Importante:
O processo também pode ser feito pela central 135. Os horários com menor espera são após as 16h e aos sábados.
Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br