FAB intercepta avião com 200 kg de skunk no Pará; ocupantes incendeiam aeronave e fogem
Ação conjunta da Força Aérea Brasileira e Polícia Federal resultou em pouso forçado de aeronave ilícita em Altamira; droga foi apreendida e investigação está em curso.

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quinta-feira (15) uma aeronave em situação irregular no estado do Pará. A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio da Polícia Federal (PF), e contou com a atuação de dois caças A-29 Super Tucano.
O avião, de matrícula PT-VSB e modelo EMBRAER EMB-810 SENECA III, foi identificado por radares e passou a ser monitorado. Após o reconhecimento à distância, os pilotos da FAB realizaram a “interrogação” da aeronave e ordenaram mudanças de rota, além de efetuarem disparos de advertência, conforme os protocolos de defesa aérea.
Em resposta às ações da FAB, o piloto da aeronave realizou um pouso forçado nas proximidades da cidade de Altamira (PA). Em seguida, os ocupantes incendiaram o avião e fugiram antes da chegada das autoridades.
No interior da aeronave foram encontrados 200 quilos de skunk — uma droga conhecida por ter concentração elevada de THC. Todo o entorpecente foi apreendido pela Polícia Federal, que ficará responsável pelas investigações para identificar os responsáveis e os detalhes da operação criminosa.
A ação reforça o papel da FAB na atuação contra ilícitos transnacionais e no controle do espaço aéreo brasileiro, especialmente em regiões de difícil acesso como a Amazônia.
Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br