Tomate, café e leite puxam inflação de abril: calor, dólar e demanda explicam aumento

Alta no IPCA-15 foi impulsionada pelos preços dos alimentos, com destaque para o tomate, que subiu mais de 32% em um mês. Clima extremo, exportações e custo de produção são os principais vilões.

Postado à 8 dias
Atualizado à 6 dias
Tomate, café e leite puxam inflação de abril: calor, dólar e demanda explicam aumento

A prévia da inflação de abril, medida pelo IPCA-15, subiu 0,43%, puxada principalmente pelos aumentos nos preços do tomate, café moído e leite longa vida. Esses três alimentos foram os grandes responsáveis pela alta de 1,14% na categoria “Alimentos e Bebidas”, que sozinha respondeu por 0,25 ponto percentual do total do índice.

Confira os aumentos:

Tomate: +32,67%

Café moído: +6,73%

Leite longa vida: +2,44%


Segundo a Conab, a falta de tomates no mercado se deve às condições climáticas extremas, com o sexto verão mais quente da história do Brasil afetando a produção. Já o café segue em alta desde a última safra, também prejudicada pelo clima, além da maior demanda global e valorização do dólar, que impulsionaram as exportações e reduziram a oferta no mercado interno.

No caso do leite, o Cepea (USP) aponta que o aumento foi motivado pela maior demanda das indústrias por leite cru e também pelo encarecimento dos custos de produção na pecuária leiteira.

Os dados do IPCA-15 foram coletados entre 18 de março e 14 de abril e comparados com os preços registrados de 13 de fevereiro a 17 de março de 2025.

Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br