Herói mirim: menino de 9 anos salva irmã bebê de engasgo em Manaus com técnica dos Bombeiros

Sem se desesperar, Benjamin aplicou manobra aprendida no programa Bombeiro Mirim e salvou a irmã de 1 ano. Família celebrou o ato de coragem e preparo do garoto.

Postado à 4 horas
Atualizado à 10 horas
Herói mirim: menino de 9 anos salva irmã bebê de engasgo em Manaus com técnica dos Bombeiros

Um verdadeiro ato de heroísmo emocionou moradores da Zona Norte de Manaus no último domingo (27). Benjamin Noah, de apenas 9 anos, salvou a vida da irmã de 1 ano durante o jantar, ao aplicar corretamente uma técnica para desengasgo que aprendeu no programa Bombeiro Mirim.

Segundo a mãe, Luciane, a bebê se engasgou com um pedaço de batata e, após várias tentativas frustradas de socorro, foi o irmão mais velho quem manteve a calma e resolveu a situação. “Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço da batata para fora. Já estava muito preocupada, porque eu tentei várias vezes e não consegui”, contou.

A manobra feita por Benjamin foi a de Heimlich, ensinada na disciplina de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), dentro do programa Bombeiro Mirim. O menino é aluno da unidade desenvolvida no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA).

O pai, Felipe Araújo, de 31 anos, relatou a surpresa e o orgulho pela atitude do filho. “Ele não ficou nervoso, agiu com segurança. Foi um alívio e uma felicidade ver que ele estava preparado e salvou a irmã com tanta coragem”, afirmou.

A instrutora do programa, Hanna Lopes, também celebrou o feito: “É gratificante ver que ele absorveu o conhecimento e aplicou exatamente como ensinamos. Ele salvou uma vida.”

Criado pelo Governo do Amazonas, o Bombeiro Mirim atende crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. Desde 2022, mais de 3 mil jovens participaram do projeto, que promove educação preventiva e cidadania com carga horária de 288 horas ao longo de oito meses.

Benjamin se tornou um exemplo de como informação e preparo podem fazer toda a diferença — e, nesse caso, salvar uma vida dentro de casa.

Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br