Herói mirim: menino de 9 anos salva irmã bebê de engasgo em Manaus com técnica dos Bombeiros
Sem se desesperar, Benjamin aplicou manobra aprendida no programa Bombeiro Mirim e salvou a irmã de 1 ano. Família celebrou o ato de coragem e preparo do garoto.

Um verdadeiro ato de heroísmo emocionou moradores da Zona Norte de Manaus no último domingo (27). Benjamin Noah, de apenas 9 anos, salvou a vida da irmã de 1 ano durante o jantar, ao aplicar corretamente uma técnica para desengasgo que aprendeu no programa Bombeiro Mirim.
Segundo a mãe, Luciane, a bebê se engasgou com um pedaço de batata e, após várias tentativas frustradas de socorro, foi o irmão mais velho quem manteve a calma e resolveu a situação. “Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço da batata para fora. Já estava muito preocupada, porque eu tentei várias vezes e não consegui”, contou.
A manobra feita por Benjamin foi a de Heimlich, ensinada na disciplina de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), dentro do programa Bombeiro Mirim. O menino é aluno da unidade desenvolvida no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA).
O pai, Felipe Araújo, de 31 anos, relatou a surpresa e o orgulho pela atitude do filho. “Ele não ficou nervoso, agiu com segurança. Foi um alívio e uma felicidade ver que ele estava preparado e salvou a irmã com tanta coragem”, afirmou.
A instrutora do programa, Hanna Lopes, também celebrou o feito: “É gratificante ver que ele absorveu o conhecimento e aplicou exatamente como ensinamos. Ele salvou uma vida.”
Criado pelo Governo do Amazonas, o Bombeiro Mirim atende crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. Desde 2022, mais de 3 mil jovens participaram do projeto, que promove educação preventiva e cidadania com carga horária de 288 horas ao longo de oito meses.
Benjamin se tornou um exemplo de como informação e preparo podem fazer toda a diferença — e, nesse caso, salvar uma vida dentro de casa.
Aconteceu tá no Portal Farofa News.com.br