Tá devendo pro TSE? Regularize seu título até 19 de maio e evite perrengues!

Mais de 1,3 milhão de eleitores estão com pendências e podem ter o título cancelado. Veja como resolver!

Postado à 1 mês
Tá devendo pro TSE? Regularize seu título até 19 de maio e evite perrengues!

Se você deixou de votar em três turnos seguidos e acha que pode ter um problemão com a Justiça Eleitoral, é bom ficar esperto: o prazo para regularizar a situação vai até o dia 19 de maio. Só no estado de São Paulo, mais de 1,3 milhão de eleitores estão nessa enrascada – e, na capital, a galera inadimplente com o TSE chega a 425 mil pessoas!

Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que reforça: sem a regularização, o título pode ser cancelado, e aí vem dor de cabeça! Não dá pra emitir passaporte, regularizar CPF, se matricular em faculdades públicas ou assumir cargos no serviço público. Ou seja, melhor resolver isso logo, né?

Como saber se tá devendo?

Se bateu a dúvida sobre sua situação eleitoral, é só acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar na opção 7. Também dá pra checar pelo app e-Título (ali em "mais opções", na barra inferior da tela).

Outra opção é ir pessoalmente a um cartório eleitoral – não precisa ser da sua zona eleitoral. O atendimento rola de segunda a sexta, das 11h às 17h, mas precisa agendar antes no site do TRE-SP.

Quanto custa para regularizar?

Se a dívida com o TSE bateu na porta, é bom preparar o bolso: cada turno não votado gera uma multa de R$ 3,51. Parece pouco, mas se acumulou muita eleição perdida, o valor pode assustar!

E não esquece: depois do dia 19 de maio, não tem mais choro! Se perder o prazo, o título será cancelado, e aí, só na próxima janela de regularização. Melhor não arriscar, hein?

Acontecendo tá no Portalfarofanews.com.br